- Coleção Didática
- Projeto Didático 1:
Tragédia ou Crime Ambiental? – Rompimento da Barragem em Mariana/MG – 2015 - Projeto Didático 2:
(R)existência dos povos indígenas - Projeto Didático 3:
Relação sociedade e natureza na perspectiva do Direito Moderno - Projeto Didático 4:
Modernidade, Colonialidade e Dominação da Natureza - Projeto Didático 5:
(R)existência quilombola: suas frentes de luta - Projeto Didática 6: Grilagem e disputas pela terra
- Projeto Didático 7:
Contradições e conflitos do ambientalismo empresarial - Projeto Didático 8:
Cultura e Natureza - Projeto Didático 9:
Negócios urbanos e Natureza - Projeto Didático 10:
Clima e política em torno do aquecimento
- Projeto Didático 1:
- Vídeos Integrais
- Conferencia de Abertura
Prof. Dr. Carlos Walter Porto - Sessão temática 1
Movimentos Sociais e Questão Ambiental - Sessão Temática 2
Geografia
Sociedade e Natureza - Sessão temática 3
Grandes Projetos e Disputas Territoriais - Sessão temática 4
Mudanças Climáticas, Políticas Públicas e Negócios Ambientais - Mesa Redonda 1
Geografia ‐ Ciência Uma - Mesa Redonda 2
Negócios da Natureza e Estado - Mesa Redonda 3
Espoliação e Bens Comuns - Conferência 2
Sonia Guajajara (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil ‐ Apib) - Conferência de Encerramento:
Prof. Dr. Bruce P. Braun (University of Minnesota, EUA).
- Conferencia de Abertura
Seminário Perspectivas de Natureza
Nesta página estão os registros em vídeo na íntegra, devidamente editados, das mesas redondas, sessões temáticas e conferências do Seminário Perspectivas de Natureza, realizado de 5 a 8 de junho de 2017 no Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo. O Seminário tratou das novas leituras da relação sociedade-natureza nas Ciências Humanas e em especial na Geografia, refletindo sobre a importância desses aportes teóricos para pensar processos relativos à questão ambiental na contemporaneidade.
Além desse material, também está disponível uma Coleção Didática composta por 10 vídeos de até 20 minutos, acompanhados de suas respectivas fichas de apoio didático, que tratam de temas diversos do interesse dos alunos do ensino fundamental e médio, que vão desde a prática da grilagem no campo brasileiro à geografia da conservação e ao impacto de um projeto de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo – MDL implementado no aterro sanitário Bandeirantes, em Perus – São Paulo, dentre outros. As fichas didáticas apresentam um resumo dos vídeos, conceitos-chave, questões geradoras para o debate, referências para o aprofundamento da temática tratada e, ao final, indicações de onde pode ser introduzido o tema abordado, considerando-se os conteúdos curriculares do ensino formal.
Esse material foi editado e produzido no âmbito do Projeto “Perspectivas de Natureza: uma contribuição para ampliação do debate” do Programa Unificado de Bolsas de Estudo para Estudantes de Graduação – PUB 2017-2018, sob a coordenação da Profa. Dra. Marta Inez Medeiros Marques e com a participação dos alunos bolsistas Leonardo Marins Duarte Reis e Maria de Fatima Gomes Rodrigues.
Todo o material está disponível aqui no site do Laboratório de Geografia Agrária e também no Canal do Youtube.