Anais do X SINGA

 

 É com imensa alegria que, em nome da Comissão de Organização do X SINGA 2023 estamos publicando os Anais do X Simpósio Internacional de Geografia Agrária / XI Simpósio Nacional de Geografia Agrária – Ocupar! Aquilombar! Retomar! A Geografia Agrária e a luta de classes no Brasil. O evento foi realizado de 14 a 18 de novembro de 2023 sob a coordenação geral do Agrária - Laboratório de Geografia Agrária da USP e contou com a parceria da UNESP Rio Claro e da UNICAMP.
No ano em que completou 20 anos de existência o SINGA retornou à casa que lhe deu origem e manteve duas das características que o alicerçam desde seu início: (1) a
construção coletiva, feita pelos professores, estudantes de Pós-Graduação e Graduação, e funcionários técnico-administrativos que integraram a Comissão Organizadora e de Monitoria durante o evento, bem como dos cerca de 39 membros da comissão científica que contribuíram na avaliação dos trabalhos submetidos aos GTs e em suas respectivas coordenações; e (2) a manutenção de um diálogo horizontal, respeitoso e ao mesmo tempo crítico, entre a academia e os movimentos sociais, de onde novas formas de saberes e sabores, como gostava de dizer nosso saudoso Carlos Walter, podem emergir para geografar o mundo. 

         Fomos um evento mais enxuto, considerando os números que o SINGA havia alcançado pré-pandemia. Foram cerca de 600 inscritos, dos quais cerca de 370 presentes, 407 trabalhos submetidos e 234 apresentados. Mantivemos a qualidade do debate, das trocas e aprendizados nos espaços de discussão - sejam eles os GTs, as mesas e Jornadas -, e que não raro tiveram continuidade em outros momentos ao longo do evento. A maior parte dos participantes foi composta por estudantes de Pós-Graduação, em especial de São Paulo, mas com participação significativa de representantes do Pará, Bahia, Goiás e Minas Gerais. A América Latina e Caribe estiveram representados com 19 participantes dos 24 inscritos, número que esperamos possa crescer nas próximas edições. O evento
também contou com 45 participantes autodeclarados PPIs, que tiveram redução do valor de inscrição e 14 representantes dos movimentos sociais, os quais tiveram isenção das inscrições.


     Os textos que vocês encontrarão nestes Anais são resultado dos trabalhos apresentados nos GTs. Gostaríamos de alertá-los que nem todos os trabalhos constarão
desta publicação. Alguns trabalhos foram indicados pelos coordenadores para serem publicados em número especial da Revista Mutirõ e outros não foram enviados pelos respectivos autores.


         Gostaríamos de agradecer a participação de todos aqueles que coloriram nosso prédio e animaram os debates e reflexões ocorridos neste já consolidado espaço de trocas da Geografia Agrária. Para nós, foi uma alegria poder recebê-los em nossa casa. Esperamos revê-los em breve no próximo SINGA em Três Lagoas. Por fim, mas não menos importante, dedicamos esses Anais, como todo o evento, ao nosso saudoso e insubstituível mestre Carlos Walter Porto-Gonçalves, que segue sendo inspiração para a construção de uma Geografia mais crítica, humanizada e acolhedora.

ACESSE OS ANAIS AQUI


Carlos Walter, Presente!
Comissão Organizadora do SINGA 2023

 

 

Dossiê X SINGA

 

A Revista Mutirõ: Folhetim de Geografias Agrárias do Sul,  em parceria com a Comissão Organizadora do X Simpósio Internacional de Geografia Agrária/ XI Simpósio Nacional de Geografia Agrária, organizou um Dossiê no qual foram publicados artigos apresentados no X SINGA.
Temos a alegria de compartilhar com todas e todos discussões atuais e relevantes para a Geografia agrária que pensa a a  Luta de Classes na América Latina. 


Acesse o Dossiê AQUI

 

 

mutiro

 

 

 

 

 

 

 

Publicações no AGRÁRIA - Laboratório de Geografia Agrária - DG/FFLCH/USP

 

Prof. Dr. Ariovaldo Umbelino de Oliveira:

OLIVEIRA, A. U. (Org.). A grilagem de terras na formação territorial brasileiraSão Paulo: FFLCH/ USP, 2020. 294 p. Baixe Aqui

OLIVEIRA, A. U. Terras de estrangeiros no Brasil. São Paulo: Iãnde Editorial, 2018. 267 p. Baixe aqui.

OLIVEIRA, A. U. (Org.). A fronteira amazônica mato-grossense: grilagem, corrupção e violência. São Paulo: Iãnde Editorial, 2016. 530 p. Baixe aqui.

OLIVEIRA, A. U. A mundialização da agricultura brasileira. São Paulo: nde Editorial, 2016. 545 p. Baixe aqui.

OLIVEIRA, A. U. Crítica ao "Estado Isolado" de Von Thumen: Contribuição para os Estudos de Geografia Agrária. São Paulo: Iãnde Editorial, 2016. 530 p. Baixe aqui.

OLIVEIRA, A. U. Modo capitalista de produção, agricultura e Reforma Agrária. São Paulo: FFLCH/ USP, 2007. 185 p. Baixe aqui.

Profª. Drª. Larissa Mies Bombardi: 

BOMBARDI, L. M. Geografia do uso de Agrotóxicos no Brasil e Conexões com a União Européia. São Paulo: FFLCH/ USP, 2017. 292 p. Baixe aqui.