Lançamento dos livros “Agro: um bom negócio para o Brasil?” e “Atlas dos conflitos no campo brasileiro"
O Laboratório de Geografia Agrária, a Associação dos Geógrafos Brasileiros/SP e a Associação Brasileira de Reforma Agrária convidam todas as pessoas para prestigiarem o lançamento dos livros “Agro: um bom negócio para o Brasil?” e “Atlas dos conflitos no campo brasileiro" com a presença dos autores Yamila Goldfarb e Paulo Alentejano. Haverá mesa de debates com os autores, que contará com os comentários de Fábio Pitta e a mediação de Marta Inez Marques. Na oportunidade, haverá possibilidade de diálogo com o público e será oferecido certificado de 3 horas de atividades extra-curriculares.
Sinopse: “Agro: um bom negócio para o Brasil?
Estudo da Associação Brasileira de Reforma Agrária (ABRA) e da FES Brasil revela que o modelo agroexportador brasileiro contribui para a crise alimentar e social que afeta milhões de famílias. Assinado por Yamila Goldfarb e Marco Mitidiero Junior, “Agro, um bom negócio para o Brasil?” desmonta a ideia de que o agronegócio é o motor do desenvolvimento nacional. O relatório mostra que, mesmo sendo o maior beneficiário de recursos públicos — via créditos subsidiados, isenções fiscais e perdões de dívidas —, o setor concentra-se em grandes monoculturas de exportação. Com isso, drena recursos do Estado, aumenta a desigualdade, encarece os alimentos e deixa de gerar desenvolvimento sustentável nos territórios. É possível acessar o relatório aqui: https://library.fes.de/pdf-
Sinopse: “Atlas dos conflitos no campo brasileiro" Esse atlas é resultado de uma construção conjunta do Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Geografia Agrária (GeoAgrária) da Faculdade de Formação de Professores (FFP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e do Laboratório de Estudos sobre Movimentos Sociais e Territorialidades (Lemto) da Universidade Federal Fluminense (UFF), com a contribuição de pesquisadores de diversas universidades do país em parceria com a CPT. O trabalho teve como base o registro contínuo de dados pelo Centro de Documentação Dom Tomás Balduino (Cedoc), criado em 1985, onde se encontram arquivadas informações físicas e digitais coletadas pela rede pastoral. É possível acessar o Atlas aqui: https://cptnacional.org.br/wp-
Serviço: 17 de novembro de 2025, às 17h00, no Auditório Milton Santos - Prédio de História e Geografia/ FFLCH
Link para acompanhar atividade online: https://youtube.com/
Lançamento do livro "A fronteira do Matopiba: as novas faces da expansão do capital e seus conflitos"
O Laboratório de Geografia Agrária, do Departamento de Geografia da FFLCH/USP, convida todas as pessoas para prestigiarem o lançamento do livro "A fronteira do Matopiba: as novas faces da expansão do capital e seus conflitos", organizado pelos professores Marta Inez Medeiros Marques (USP) e Vicente Eudes Lemos Alves (UNICAMP).
O lançamento ocorrerá no dia 26 de agosto, às 18h na sala 2 do Departamento de Geografia (Prédio de História e Geografia - FFLCH), situado à Avenida Professor Lineu Prestes, 338 - Cidade Universitária - Butantã/SP.
O evento contará com uma mesa de debates com palestras de Fernando Cézar de Macedo (Economista - UNICAMP); Vicente Eudes Lemos Alves (Geógrafo - UNICAMP); Fabio Pitta (Historiador e Geógrafo – USP) e com a mediação de Marta Inez Medeiros Marques (Geógrafa - USP).
Esse lançamento havia sido inicialmente previsto para o dia 6 de agosto, com a participação do mestre Ariovaldo Umbelino de Oliveira (Geógrafo - USP), que nos deixou no último dia 2.
Ari, Presente!
Haverá certificado de 3 horas para as pessoas que estiverem presentes, e o evento poderá ser acompanhado pelo canal do Youtube da FFLCH : https://www.youtube.com/@
O livro está disponível para download aqui: https://www.livrosabertos.
Sinopse:
Esta coletânea visa analisar a fronteira do Matopiba a partir de uma perspectiva crítica, com o intuito de identificar os principais processos em curso, bem como as contradições e os conflitos desencadeados. O termo Matopiba é a junção das siglas dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia (MA, TO, PI e BA). A obra reúne 21 trabalhos de diversas filiações teóricas que enfocam diferentes aspectos relativos ao avanço do agronegócio no centro-norte, sobretudo em áreas dos Cerrados. Alguns autores abordam o Matopiba como uma região; outros, como uma área de expansão do agronegócio, enfatizando o seu caráter de fronteira agrícola. Pretende-se oferecer aos meios acadêmicos, às organizações da sociedade civil, aos órgãos públicos de planejamento territorial e regional, entre outros, materiais que contribuam para uma ampla compreensão sobre o movimento de transformações espaciais em curso nesse fragmento da fronteira agrícola brasileira. Trata-se de uma área onde têm ocorrido grandes mudanças no processo produtivo nas últimas décadas, com impactos importantes sobre as dinâmicas econômicas, ambientais e socioespaciais do campo e da cidade.,
Seminário Expropriação, (re) produção do capital e resistência camponesa na Amazônia nos anos 2020
O Laboratório de Geografia Agrária convida todas as pessoas a participarem do Seminário Expropriação, (re) produção do capital e resistência camponesa na Amazônia nos anos 2020, que acontecerá de forma híbrida nos dias 7 e 8 de novembro de 2024, às 17h30, na Sala de Vídeo do Departamento de Geografia.
Programação
MESA 1 (07/11)
Gustavo Prieto (UNIFESP)
Lucilei Martins de Oliveira (UEPA)
Maria Raimunda Cesar Souza (Coordenação Regional do MST - Marabá)
Mediação: Marcelo Terence (IFSP)
Link: https://meet.google.com/yum-zuvw-ddg
MESA 2 (08/11)
Charles Trocate (Coordenação Nacional do Movimento pela Soberania Popular na Mineração - MAM)
José Batista Afonso (Advogado e assessor jurídico da CPT – Marabá)
Rogério Almeida (UFOPA)
Mediação: Valéria de Marcos (USP)
Link: https://meet.google.com/orm-pmbi-gsx
Objetivo: que cada participante possa contribuir, a partir de suas experiências e/ou pesquisas, para uma reflexão sobre o momento atual das disputas territoriais na Amazônia e a centralidade da luta pela terra para os processos de acumulação no capitalismo contemporâneo.
O Laboratório de Geografia Agrária promoverá a próxima “Prosa do Agrária”, com a participação do Prof. Dr. Sérgio Pereira Leite (UFRRJ). O tema da nossa prosa será “Financeirização da terra e da agricultura no Brasil: quando novos atores sociais entram em campo”.
O Prof. Sergio Pereira Leite é Doutor em Economia pela UNICAMP (1998), Professor Titular da UFRRJ e membro do Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA/UFRRJ), Bolsista de Produtividade em Pesquisa Nível 1C do CNPq, e Coordenador do “Observatório de Políticas Públicas para a Agricultura” (OPPA) e do “Grupo de Estudos em Mudanças Sociais, Agronegócio e Políticas Públicas” (GEMAP) (UFRRJ).
Atualmente, o Prof. Sergio está passando por uma temporada de estudos no Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA/USP), onde tem aprofundado suas pesquisas sobre a temática da financeirização da terra e da agricultura.
A nossa prosa ocorrerá no dia 17 de maio, às 17h30, na sala 04, do prédio de Geografia (FFLCH).
Esperamos todas as pessoas!
Prosa sobre "A atualidade da Reforma Agrária e os 40 anos do MST" com João Paulo Rodrigues
O Laboratório de Geografia Agrária convida a todes para uma prosa sobre "A atualidade da Reforma Agrária e os 40 anos do MST" com João Paulo Rodrigues, Coordenador Nacional do MST.
Data: 26/4
Horário: 17h30
Local: Auditório Milton Santos, Departamento de Geografia da USP.








